O que é DDNS


Vejo muita gente confundindo DDNS com “acesso remoto”, achando que é só configurar o domínio DDNS que o acesso vai funcionar automaticamente, sem saber sua verdadeira função. Então vamos entender o que é DDNS e para que ele serve.

O que é DNS – Domain Name System

Quando um computador se comunica com outro na Internet, para acessar uma página Web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço é chamado de endereço IP e é formado por quatro octetos, separados por pontos e representados no formato decimal como, por exemplo: 192.168.1.3.

Esses endereços numéricos são processados facilmente pelos computadores, roteadores e sistemas de rede, mas são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, que é um sistema que traduz um nome em um endereço IP, facilitando o nosso uso e memorização. Afinal, é muito mais fácil lembrar o endereço www.google.com, do que um conjunto de números como 173.194.42.178.

Endereço de IP dinâmico

Quando contratamos um serviço de internet, a maioria dos provedores disponibilizam um IP Real, também conhecido como IP Externo, para cada usuário. O IP Real é visível por qualquer outro dispositivo na internet, ao contrario do IP Inválido. O IP Inválido não pode ser acessado por dispositivos fora da rede interna. Normalmente os IPs Inválidos têm os prefixos 10., 192.168. e 172.16 até 172.31.

O problema é que o IP Real, disponibilizado pelos provedores, não é Fixo. Então, toda vez que o modem/roteador é desligado, ou quando a conexão com a internet é interrompida, o IP Real muda. Dessa forma fica impossível fornecer serviços usando estes endereços, visto que cada vez que o endereço muda o serviço precisa ser reconfigurado. Para resolver esse problema nós usamos o DDNS.

O que é DDNS

O DDNS é um complemento para o sistema DNS. Ele cria um nome de endereço fixo, que passa a representar o endereço IP do usuário, mesmo que o endereço IP mude o endereço DDNS vai continuar o mesmo. Assim, se você criar o endereço DDNS ‘cameras.dyndns.org’, para representar seu IP Real, mesmo que o endereço IP mude, o endereço DDNS será sempre o mesmo.

Os serviços de DDNS mais usados são o No-IP e DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs. Depois de criado o hostname, você pode configurar o DDNS diretamente no modem/roteador, DVR, câmera IP, ou no computador usando uma programa conhecido como “cliente DDNS”.

Veja aqui, como criar DDNS grátis: forum.interside.org/showthread.php?tid=7

Artigos Relacionados

Como recuperar Windows XP Hoje pensando em postar alguma dica de informática, na mesma hora lembrei de um problema que eu tive um tempo atrás, meu computador estava apresentand...
Baixar vídeos do YouTube Uma das grandes vantagens de se usar o Firefox, são as "Extensões" (Add-ons). Pra quem usa o Firefox e, quer baixar vídeos do YouTube eu recomendo ...
Bot transforma Google Talk em tradutor O Google Talk vem evoluindo cada vez mais, agora a Google lançou bots que funcionam como tradutores no Gtalk. Funciona da seguinte forma: Você adicio...
Configurando acesso remoto em stand-alone (DVR) Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue a...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *