O que é DDNS


Vejo muita gente confundindo DDNS com “acesso remoto”, achando que é só configurar o domínio DDNS que o acesso vai funcionar automaticamente, sem saber sua verdadeira função. Então vamos entender o que é DDNS e para que ele serve.

O que é DNS – Domain Name System

Quando um computador se comunica com outro na Internet, para acessar uma página Web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço é chamado de endereço IP e é formado por quatro octetos, separados por pontos e representados no formato decimal como, por exemplo: 192.168.1.3.

Esses endereços numéricos são processados facilmente pelos computadores, roteadores e sistemas de rede, mas são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, que é um sistema que traduz um nome em um endereço IP, facilitando o nosso uso e memorização. Afinal, é muito mais fácil lembrar o endereço www.google.com, do que um conjunto de números como 173.194.42.178.

Endereço de IP dinâmico

Quando contratamos um serviço de internet, a maioria dos provedores disponibilizam um IP Real, também conhecido como IP Externo, para cada usuário. O IP Real é visível por qualquer outro dispositivo na internet, ao contrario do IP Inválido. O IP Inválido não pode ser acessado por dispositivos fora da rede interna. Normalmente os IPs Inválidos têm os prefixos 10., 192.168. e 172.16 até 172.31.

O problema é que o IP Real, disponibilizado pelos provedores, não é Fixo. Então, toda vez que o modem/roteador é desligado, ou quando a conexão com a internet é interrompida, o IP Real muda. Dessa forma fica impossível fornecer serviços usando estes endereços, visto que cada vez que o endereço muda o serviço precisa ser reconfigurado. Para resolver esse problema nós usamos o DDNS.

O que é DDNS

O DDNS é um complemento para o sistema DNS. Ele cria um nome de endereço fixo, que passa a representar o endereço IP do usuário, mesmo que o endereço IP mude o endereço DDNS vai continuar o mesmo. Assim, se você criar o endereço DDNS ‘cameras.dyndns.org’, para representar seu IP Real, mesmo que o endereço IP mude, o endereço DDNS será sempre o mesmo.

Os serviços de DDNS mais usados são o No-IP e DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs. Depois de criado o hostname, você pode configurar o DDNS diretamente no modem/roteador, DVR, câmera IP, ou no computador usando uma programa conhecido como “cliente DDNS”.

Veja aqui, como criar DDNS grátis: forum.interside.org/showthread.php?tid=7

Artigos Relacionados

Configurando acesso remoto em stand-alone (DVR) Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue a...
Conectar-se a outro computador usando a Conexão de... Com a Conexão de Área de Trabalho Remota, você pode se conectar a um computador com o Windows a partir de outro computador com o Windows que esteja co...
Ver fotos protegidas com cadeado no Orkut Hoje o que eu mais li por ai, é o modo de desbloquear as fotos trancadas do Orkut (aquele cadeado chato). Eu sabia que isso de ficar bloqueando fotos ...
Como ter o NumLock habilitado no login por padrão ... Siga os passos abaixo para deixar mais agiu o login no Ubuntu, sem ter que pressionar a tecla NumLook toda vez antes de colocar a senha. Passo 1: P...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *