O que é NAT loopback?

Suponha que você tenha configurado uma câmera IP que você deseja acessar de qualquer lugar através da Internet e ter um endereço IP externo, ou um endereço DDNS, para acessar a câmera. Você já testou a sua configuração quando estava longe de casa, na rede externa, e tudo funcionou bem,como esperado. Mas Você chega em casa e tenta utilizar esses mesmos endereços para acessar a câmera e não aparece nada, ou pior, recebe uma mensagem de erro.

Você pode estar presenciando o que é chamado de NAT loopback. Esta peculiaridade de configuração do roteador muitas vezes causa problemas para os novos usuários e pode ser muito frustrante. Este post tenta explicar por que isso acontece e o que você pode fazer para contorná-la.

Por que isso acontece?

Para entender o que é NAT loopback, você precisa entender como seu roteador funciona. Veja uma rede simples demostrada abaixo.

Sua câmera e computador estão, muito provavelmente, conectados a um roteador (ligado diretamente por cabo, ou através de uma conexão sem fio), que é, a partir do roteador, ligado à internet através de seu provedor de internet (ISP – Internet Service Provider). O roteador tem dois endereços IP: um interno que só é acessível a partir de sua rede doméstica (por exemplo 192.168.0.1) e um que é acessível a partir da internet. Para acessar remotamente, você digita o IP Externo do roteador, já que usando o IP Interno não vai funcionar na rede externa.

Sua rede local só entende endereços do tipo 192.168.x.x. Por exemplo, se você digitou 192.168.0.2 no navegador, sua rede deve entender que você está tentando acessar a câmera e enviar as informações para lá. Sempre que um endereço diferente é solicitado (como um endereço IP externo, como 88.20.20.20 ou um endereço da Web como minhacam.dydns.org) seu roteador percebe que este endereço não é dá sua rede interna e envia as informações para a internet.

No entanto, se esse endereço externo (como minhacam.dyndns.org), na verdade, aponta de volta para seu roteador doméstico, este será reconhecido e as informações enviadas são passadas de volta para o seu roteador. Agora, ou o roteador, em seguida, direciona essas informações de volta para o local correto na rede interna (como sua câmera IP) ou elimina os pacotes de entrada de dados.

Um dos maiores problemas com NAT loopback é que muitas vezes não é óbvio que tudo está configurado corretamente. Alguns roteadores irão exibir a sua própria página de configuração, quando esse pedido é feito pela própria rede interna. Alguns simplesmente não vão mostrar nada, enquanto outros são inteligentes o suficiente para reconhecer o que você está tentando fazer e vão encaminhar você para o lugar certo.

Este ciclo é chamado de auto-retorno NAT (NAT loopback) e alguns roteadores permitem essa função, enquanto outros não. Se o seu roteador suporta NAT loopback você não vai ver isso como um problema, já que a sua câmara será acessível a partir de todas as localidades com o mesmo endereço, mas desde que você está lendo este post, procurando uma solução de porque sua câmera IP não está acessível, o seu roteador provavelmente não suporta esta função.

Como posso resolver isso?

Não há exatamente uma correção para isso. Isso fica a critério do seu roteador. Se o seu roteador suporta NAT loopback, então ótimo! Sempre que você digitar o endereço externo, vai acessar sua câmera normalmente. Se o seu roteador não der suporte a isso, não há muito que você pode fazer.

Se o seu roteador não permite NAT loopback, sua única opção é usar o seu endereço externo (minhacam.dyndns.org) para acessar a câmera IP quando não está em casa, e usar o endereço local (192.168.x.x), quando você está em casa. Configurar os endereços nos favoritos e isso não será realmente um problema, embora seja frustrante.

A única outra coisa a fazer é obter um roteador que permite NAT loopback, embora, frequentemente, as especificações do roteador não dizem se há o suporte ou não, então se você quer um roteador com suporte ao NAT loopback, terá que perguntar ao fabricante.

Há uma outra solução em potencial, que tem por objetivo alterar o seu arquivo de endereços locais para apontar o endereço externo para o endereço interno da câmera. No entanto, isso é complicado, então vamos lidar com isso em outro post, mais tarde.

Fonte: Network Webcams

Artigos Relacionados

Novidades – Windows Live Messenger 9 O windows live messenger 9.0 esta cada vez mais perto. Já estão liberando convites para beta testers. Essa nona versão ira vim com algumas novidade...
Encontro virtual – isso nunca da em boa cois... Para fugir do tédio que era seu casamento, Adnan de 32 anos, começa a entrar em salas de bate-papo, com o apelido "Prince of Joy". Logo "Prince of Joy...
Atalhos de teclado no Windows + Copiar um item selecionado; + Corte um item selecionado; + Cole um item selecionado; + Desfazer uma ação; + Refazer essa coisa Eu ...
Veja como acessar o jogo secreto escondido no Andr... Para a surpresa de alguns usuários, os smartphones com Android vêm com alguns easter eggs escondidas em locais estratégicos do sistema. Um desses east...

6 Comments

  1. Willian Rafael

    Boa tarde Amigo, parabéns pela explicação, trabalho há 7 anos com CFTV e minha especialidade é acesso remoto, essa é a primeira vez que vejo uma explicação plausível com relação a este problema.
    Forte abraço.

    Reply
    1. Cardoso (Post author)

      Obrigado.

      Reply
  2. Pedro

    Boa tarde Cardoso!
    Tenho essa configuração e estou tentando usar meu micro como servidor iis.
    Fiz o cadastro noip.com. Acontece que ele pega o ip da minha máquina 192.168… Você sabe como eu resolvo isso?
    Já tentei colocar o ip do roteador, mas ele volta para o ip interno.
    Grato.

    Reply
    1. Cardoso (Post author)

      Boa tarde,

      Você configurou o No-IP no roteador?

      Reply
  3. ADRIANO TENORIO

    Eu tenho uma camera P2P porem segui todos os procedimentos de instalação (https://www.youtube.com/watch?v=WYftQGzyjG0) porem a mesma não acessa em WAN – pede uma senha que não tenho, ja resetei somente em LAN no mesmo roteador que ela está.

    Reply
    1. Cardoso (Post author)

      Bom dia,

      Você sabe o fabricante e modelo da câmera?

      Se não souber, me manda pelo formulário no link abaixo, uma foto da frente da câmera, uma foto da página de login, e uma foto da página de configuração da câmera.

      Formulário com envio de imagens: http://www.interside.org/contato-imagem

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *