Instalando o Asterisk no Ubuntu 16.04

O Asterisk é uma implementação de software de uma central telefônica privada (PBX). Ele permite que telefones interfaceados com uma variedade de tecnologias de hardware, façam chamadas entre si e se conectem a serviços de telefonia, como os serviços de rede telefônica pública comutada (PSTN) e de voz sobre IP (VoIP). Seu nome vem do símbolo do asterisco “*”.

Alguns dos muitos recursos do Asterisk incluem:

  • O software Asterisk inclui muitos recursos disponíveis em sistemas PBX comerciais e proprietários: correio de voz, chamada em conferência, resposta de voz interativa e distribuição automática de chamadas.
  • Os usuários podem criar novas funcionalidades escrevendo scripts de planos de discagem em várias das próprias extensões do Asterisk, adicionando módulos carregáveis personalizados escritos em C ou implementando programas AGI (Asterisk Gateway Interface) usando qualquer linguagem de programação capaz de se comunicar através do sistema de transmição padrão (stdin e stdout) ou por sockets TCP de rede.
  • O Asterisk suporta vários protocolos padrão de voz sobre IP, incluindo o Session Initiation Protocol (SIP), o MGCP (Media Gateway Control Protocol) e 323.
  • O Asterisk suporta a maioria dos telefones SIP, atuando como registrador e agente de usuário back-to-back.
  • Ao oferecer suporte a uma variedade de serviços de telefonia tradicional e VoIP, o Asterisk permite que os implementadores criem sistemas de telefonia ou migrem os sistemas existentes para novas tecnologias.

Instalar o asterisco da fonte

Depois de fazer login no seu servidor Ubuntu como um usuário, execute o seguinte comando para mudar para o usuário root.

$ sudo su

Agora você é root, mas precisa definir a senha com o seguinte comando.

# passwd

O próximo passo seria instalar dependências iniciais para Asterisk.

# apt-get install build-essential wget libssl-dev libncurses5-dev libnewt-dev libxml2-dev linux-headers-$(uname -r) libsqlite3-dev uuid-dev git subversion

Instalando o Asterisk

Agora, quando estamos como root e as dependências estão satisfeitas, podemos passar para o diretório /usr/src/ e fazer o download da versão mais recente do Asterisk.

# cd /usr/src

# wget http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/asterisk/asterisk-15-current.tar.gz

Em seguida, descompactamos.

# tar zxvf asterisk-15-current.tar.gz

Agora precisamos entrar no novo diretório descompactado,

# cd asterisk-15*

Antes de realmente compilar o código do Asterisk, precisamos do “pjproject”, já que o asterisk-15 introduz o suporte para pjsip. Então vamos compilá-lo primeiro:

# git clone git://github.com/asterisk/pjproject pjproject
# cd pjproject
# ./configure –prefix=/usr –enable-shared –disable-sound –disable-resample –disable-video –disable-opencore-amr CFLAGS=’-O2 -DNDEBUG’
# make dep
# make && make install
# ldconfig
# ldconfig -p |grep pj

Configurando o Asterisk

E agora começamos a configurar e compilar o código do Asterisk.

# cd ..
# contrib/scripts/get_mp3_source.sh
# contrib/scripts/install_prereq install

Isso instalará os toques em mp3 e satisfará dependências adicionais que podem levar algum tempo e solicitar o código do seu país. O comando a seguir compilará e instalará o Asterisk.

# ./configure && make menuselect && make && make install

Quando terminar, para evitar centenas de arquivos de configuração, após a instalação, você normalmente deseja executar este comando, o que fará a configuração inicial para você:

# make samples

E para ter o script de inicialização instalado e ativado para iniciar o Asterisk em cada inicialização, nós executamos make config, seguido por ldconfig:

# make config
# ldconfig

Agora podemos começar o Asterisk pela primeira vez e ver se realmente funciona.

# /etc/init.d/asterisk start

e então podemos entrar no console do Asterisk com o comando.

# asterisk -rvvv

Agora precisamos fazer etapas adicionais para executá-lo como um usuário de Asterisk. Primeiro precisamos parar o Asterisk.

# systemctl stop asterisk

Então precisamos adicionar o grupo e usuário chamados asterisk.

# groupadd asterisk
# useradd -d /var/lib/asterisk -g asterisk asterisk

O Asterisk precisa ser configurado para iniciar como o usuário que acabamos de criar, podemos editar o /etc/default/asterisk manualmente, mas é mais eficiente usar os dois comandos sed.

# sed -i ‘s/#AST_USER=”asterisk”/AST_USER=”asterisk”/g’ /etc/default/asterisk
# sed -i ‘s/#AST_GROUP=”asterisk”/AST_GROUP=”asterisk”/g’ /etc/default/asterisk

Para executar corretamente, o usuário do asterisk precisa direitos para todos os diretórios asterisk essenciais.

# chown -R asterisk:asterisk /var/spool/asterisk /var/run/asterisk /etc/asterisk /var/{lib,log,spool}/asterisk /usr/lib/asterisk

O asterisk.conf também precisa ser editado para remover o comentário de linhas para runuser e run group:

# sed -i ‘s/;runuser = asterisk/runuser = asterisk/g’ /etc/asterisk/asterisk.conf
# sed -i ‘s/;rungroup = asterisk/rungroup = asterisk/g’ /etc/asterisk/asterisk.conf

Quando isso for feito, reinicialize o servidor para que o Asterisk apareça automaticamente pelo systemd e digite asterisk -rvvv para entrar no console do asterisco.

# asterisk -rvvv

 

Fonte: https://infrastacklabs.wordpress.com

Artigos Relacionados

aMSN 0.97 – Messenger multiplatafoma O aMSN é uma "copia" do MSN Messenger, que funciona tanto no Linux quanto no Windows. É leve, consome pouca memória RAM. Entre outras coisas possui:...
Descubra a senha-padrão do seu roteador Hoje em dia os roteadores são aparelhos cada vez mais comuns nas casas dos usuários. Seu principal benefício é a possibilidade de compartilhar a int...
Como esconder pastas e arquivos sem usar programa Com esse truque você vai poder esconder pastas usando o CMD. A primeira coisa a se fazer é abrir o Bloco de Notas do Windows, colar nele o código , ...
O que é NAT loopback? Suponha que você tenha configurado uma câmera IP que você deseja acessar de qualquer lugar através da Internet e ter um endereço IP externo, ou um end...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *