Instalando o Asterisk no Ubuntu 16.04

O Asterisk é uma implementação de software de uma central telefônica privada (PBX). Ele permite que telefones interfaceados com uma variedade de tecnologias de hardware, façam chamadas entre si e se conectem a serviços de telefonia, como os serviços de rede telefônica pública comutada (PSTN) e de voz sobre IP (VoIP). Seu nome vem do símbolo do asterisco “*”.

Alguns dos muitos recursos do Asterisk incluem:

  • O software Asterisk inclui muitos recursos disponíveis em sistemas PBX comerciais e proprietários: correio de voz, chamada em conferência, resposta de voz interativa e distribuição automática de chamadas.
  • Os usuários podem criar novas funcionalidades escrevendo scripts de planos de discagem em várias das próprias extensões do Asterisk, adicionando módulos carregáveis personalizados escritos em C ou implementando programas AGI (Asterisk Gateway Interface) usando qualquer linguagem de programação capaz de se comunicar através do sistema de transmição padrão (stdin e stdout) ou por sockets TCP de rede.
  • O Asterisk suporta vários protocolos padrão de voz sobre IP, incluindo o Session Initiation Protocol (SIP), o MGCP (Media Gateway Control Protocol) e 323.
  • O Asterisk suporta a maioria dos telefones SIP, atuando como registrador e agente de usuário back-to-back.
  • Ao oferecer suporte a uma variedade de serviços de telefonia tradicional e VoIP, o Asterisk permite que os implementadores criem sistemas de telefonia ou migrem os sistemas existentes para novas tecnologias.

Instalar o asterisco da fonte

Depois de fazer login no seu servidor Ubuntu como um usuário, execute o seguinte comando para mudar para o usuário root.

$ sudo su

Agora você é root, mas precisa definir a senha com o seguinte comando.

# passwd

O próximo passo seria instalar dependências iniciais para Asterisk.

# apt-get install build-essential wget libssl-dev libncurses5-dev libnewt-dev libxml2-dev linux-headers-$(uname -r) libsqlite3-dev uuid-dev git subversion

Instalando o Asterisk

Agora, quando estamos como root e as dependências estão satisfeitas, podemos passar para o diretório /usr/src/ e fazer o download da versão mais recente do Asterisk.

# cd /usr/src

# wget http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/asterisk/asterisk-15-current.tar.gz

Em seguida, descompactamos.

# tar zxvf asterisk-15-current.tar.gz

Agora precisamos entrar no novo diretório descompactado,

# cd asterisk-15*

Antes de realmente compilar o código do Asterisk, precisamos do “pjproject”, já que o asterisk-15 introduz o suporte para pjsip. Então vamos compilá-lo primeiro:

# git clone git://github.com/asterisk/pjproject pjproject
# cd pjproject
# ./configure –prefix=/usr –enable-shared –disable-sound –disable-resample –disable-video –disable-opencore-amr CFLAGS=’-O2 -DNDEBUG’
# make dep
# make && make install
# ldconfig
# ldconfig -p |grep pj

Configurando o Asterisk

E agora começamos a configurar e compilar o código do Asterisk.

# cd ..
# contrib/scripts/get_mp3_source.sh
# contrib/scripts/install_prereq install

Isso instalará os toques em mp3 e satisfará dependências adicionais que podem levar algum tempo e solicitar o código do seu país. O comando a seguir compilará e instalará o Asterisk.

# ./configure && make menuselect && make && make install

Quando terminar, para evitar centenas de arquivos de configuração, após a instalação, você normalmente deseja executar este comando, o que fará a configuração inicial para você:

# make samples

E para ter o script de inicialização instalado e ativado para iniciar o Asterisk em cada inicialização, nós executamos make config, seguido por ldconfig:

# make config
# ldconfig

Agora podemos começar o Asterisk pela primeira vez e ver se realmente funciona.

# /etc/init.d/asterisk start

e então podemos entrar no console do Asterisk com o comando.

# asterisk -rvvv

Agora precisamos fazer etapas adicionais para executá-lo como um usuário de Asterisk. Primeiro precisamos parar o Asterisk.

# systemctl stop asterisk

Então precisamos adicionar o grupo e usuário chamados asterisk.

# groupadd asterisk
# useradd -d /var/lib/asterisk -g asterisk asterisk

O Asterisk precisa ser configurado para iniciar como o usuário que acabamos de criar, podemos editar o /etc/default/asterisk manualmente, mas é mais eficiente usar os dois comandos sed.

# sed -i ‘s/#AST_USER=”asterisk”/AST_USER=”asterisk”/g’ /etc/default/asterisk
# sed -i ‘s/#AST_GROUP=”asterisk”/AST_GROUP=”asterisk”/g’ /etc/default/asterisk

Para executar corretamente, o usuário do asterisk precisa direitos para todos os diretórios asterisk essenciais.

# chown -R asterisk:asterisk /var/spool/asterisk /var/run/asterisk /etc/asterisk /var/{lib,log,spool}/asterisk /usr/lib/asterisk

O asterisk.conf também precisa ser editado para remover o comentário de linhas para runuser e run group:

# sed -i ‘s/;runuser = asterisk/runuser = asterisk/g’ /etc/asterisk/asterisk.conf
# sed -i ‘s/;rungroup = asterisk/rungroup = asterisk/g’ /etc/asterisk/asterisk.conf

Quando isso for feito, reinicialize o servidor para que o Asterisk apareça automaticamente pelo systemd e digite asterisk -rvvv para entrar no console do asterisco.

# asterisk -rvvv

 

Fonte: https://infrastacklabs.wordpress.com

Artigos Relacionados

Tenha um CD do Ubuntu entregue em casa! A um tempo eu estou querendo instalar algum linux no meu PC, pra testar por um tempo, pra ver se eu me acostumo. Fui no site do Ubuntu para ver as fo...
Faça seu Livro-Cofre Não sei você, mas eu quando era pequeno sempre quis um daqueles "livro-cofre" que via nos filmes. Aquele livro que quando a pessoa abre na verdade tem...
Veja como acessar o jogo secreto escondido no Andr... Para a surpresa de alguns usuários, os smartphones com Android vêm com alguns easter eggs escondidas em locais estratégicos do sistema. Um desses east...
Bug no Orkut trava página de recados. Hoje fiquei sabendo de um bug no orkut. Com apenas um código HTML, pode-se perturbar muita gente. Enviando pra alguém um recado com o código da ima...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *