Mbps e MBps: Qual é a diferença?

Muitas vezes é difícil entender termos usados para métricas da Internet, como Mbps vs. MBps.

Qual é a diferença entre Mbps e MBps?

  • Mbps significa megabits por segundo. O Mb é usado em referência a velocidades de download e upload.
    • São necessários 8 bits de dados para igualar a 1 byte.
  • MBps representa megabytes por segundo. MB é usado em referência ao tamanho de arquivo, ou a quantidade de dados transferidos.

Você verá esses termos quando baixar um arquivo da Internet ou transferir dados de um dispositivo para outro. Eles mostram a taxa de transferência. Sua velocidade de conexão (download e upload) será exibida como megabits por segundo, mas você está baixando ou transferindo megabytes.

Vejamos um exemplo:

Quando você baixar ou transferir um arquivo, observe quando Mbps e MBps entram em jogo. Um arquivo consiste em uma certa quantidade de megabytes. Diga que você baixe um arquivo que consiste em cerca de 2 megabytes. Você precisará de uma velocidade de download de 8 megabits por segundo para baixar o arquivo em 2 segundos. Oito megabits compreendem para 1 megabyte.

Para calcular quanto tempo levaria um arquivo para baixar em diferentes velocidades, você pode usar a calculadora MB para Mb do Google.

Quando você compra o serviço de Internet, quantos Mbps você recebe com o plano é crucial para o desempenho. Quanto mais Mbps, mais rápido você pode baixar arquivos.

Quanto tempo demora para baixar diferentes arquivos de mídia?

Os tempos de download variam de acordo com o tamanho do arquivo e o seu Mbps. Você nem sempre experimentará o
mesmo Mbps porque existem muitos fatores que afetam a velocidade da Internet – é por isso que a maioria dos provedores de Internet anunciam
um “até” Mbps.

Aqui está uma olhada sobre os tipos comuns de arquivos de mídia e seus tamanhos médios, bem como quanto tempo demorará para baixar
baseados em várias velocidades de Internet. Estes tempos são aproximados, pois os tamanhos dos arquivos e as velocidades de download variam.

Arquivos comuns de mídia Tempo médio de download (s = segundos, m = minutos, h = horas)
Tipo de arquivo Tamanho estimado do arquivo .5 Mbps 3 Mbps 6 Mbps 10 Mbps 18 Mbps 25 Mbps 35 Mbps 50 Mbps
Página da web 1 MB 16 s 3 s 1 s < 1 s < 1 s < 1 s < 1 s < 1 s
E-book 3 MB 48 s 8 s 4 s 2.5 s 1.5 s 1 s < 1 s < 1 s
musica mp3 5 MB 80 s 13 s 7 s 4 s 2 s 1.5 s 1 s < 1 s
Vídeo de 5 minutos 20 MB 5 m 53 s 27 s 16 s 9 s 6.5 s 5 s 3 s
Programa de TV de 1 hora 1 GB 4.5 h 44 m 22 m 14 m 7.5 m 5 m 4.5 m 2.5 m
Filme SD 2 GB 9 h 88 m 44 m 27 m 15 m 11 m 9 m 5 m
Filme 1080p 12 GB 53 h 9 h 4.5 h 2.5 h 1.5 h 1 h 46 m 32 m

 

Como você pode ver, maiores Mbps resultam em tempos de download mais rápidos. Consequentemente, você vai querer considerar os Mbps ao escolher um provedor e plano de Internet. Se você baixar muitos arquivos grandes, como vídeos e filmes, ou muita música e imagens ao mesmo tempo, você terá uma experiência melhor com Mbps mais altos.

Que Mbps você pode obter com diferentes conexões da Internet?

O tipo de rede influencia drasticamente às velocidades que um provedor de internet pode oferecer. As redes de fibra óptica geralmente são mais rápidas do que o cabo, e o cabo geralmente é mais rápido do que o satélite e a DSL. Aqui está uma ideia dos Mbps que você pode esperar de cada tipo de conexão com a Internet.

Conexão de internet Método de Entrega Velocidade (Mbps)
Satélite Sinal de satélite .5-2
DSL Linhas telefônicas 3-9
Cabo Cabos de cobre 20-38
Fibra Pulsos de luz através de fios de vidro finos 45+

 

O tipo de conexão à Internet que você pode obter para sua casa depende da sua localização. O uso da fibra está se expandindo para cobrir mais áreas, mas essa tecnologia ainda está limitada a áreas específicas. As conexões de cabos estão mais disponíveis, e conexões de DSL ou de satélite estão disponíveis em quase todos os lugares.
Ao decidir sobre um provedor de Internet, considere sua atividade on-line e o que você planeja fazer o upload ou o download e escolha um plano que ofereça os Mbps que melhor atendam às suas necessidades. Agora que você conhece a diferença entre Mbps e MBps, você está melhor informado para encontrar o plano certo para você!

 

Fontes:

https://www.attinternetservice.com
http://filecatalyst.com/todays-media-file-sizes-whats-average/
https://www.fcc.gov/general/types-broadband-connections
http://broadband.about.com/od/speedissues/a/Broadband-Internet-Speeds-Explained.htm
http://www.wisegeek.com/what-is-the-difference-between-mbps-and-mbps.htm
http://opensignal.com/knowledgebase/the-difference-between-megabyte-and-megabit.php
http://www.webopedia.com/quick_ref/internet_connection_types.asp

Artigos Relacionados

Revista Aprendiz de Hacker – Janeiro de 2008 Edição: 6 Tamanho: 22 MB Principais assuntos dessa edição: Hackeando as senhas do Windows e do Linux. Pharming: Redirecionando para páginas fal...
Principais aplicativos para acesso remoto de câmer... Depois de configurado o acesso remoto uma dificuldade que muitos encontram, é a duvida de qual aplicativo usar para acessar suas câmeras pelo celula...
Acesso remoto ao seu Android AirDroid é um aplicativo que tem como objetivo facilitar o acesso ao seu Android de maneira remota, através do computador. A versão 3 do serviço tra...
Como criar um pendrive bootável do Windows 7 Imagine uma situação onde você precisa instalar o Windows Vista ou o Windows 7 em um netbook, ou um computador que não tem acesso a uma unidade de DVD...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *