Mbps e MBps: Qual é a diferença?

Muitas vezes é difícil entender termos usados para métricas da Internet, como Mbps vs. MBps.

Qual é a diferença entre Mbps e MBps?

  • Mbps significa megabits por segundo. O Mb é usado em referência a velocidades de download e upload.
    • São necessários 8 bits de dados para igualar a 1 byte.
  • MBps representa megabytes por segundo. MB é usado em referência ao tamanho de arquivo, ou a quantidade de dados transferidos.

Você verá esses termos quando baixar um arquivo da Internet ou transferir dados de um dispositivo para outro. Eles mostram a taxa de transferência. Sua velocidade de conexão (download e upload) será exibida como megabits por segundo, mas você está baixando ou transferindo megabytes.

Vejamos um exemplo:

Quando você baixar ou transferir um arquivo, observe quando Mbps e MBps entram em jogo. Um arquivo consiste em uma certa quantidade de megabytes. Diga que você baixe um arquivo que consiste em cerca de 2 megabytes. Você precisará de uma velocidade de download de 8 megabits por segundo para baixar o arquivo em 2 segundos. Oito megabits compreendem para 1 megabyte.

Para calcular quanto tempo levaria um arquivo para baixar em diferentes velocidades, você pode usar a calculadora MB para Mb do Google.

Quando você compra o serviço de Internet, quantos Mbps você recebe com o plano é crucial para o desempenho. Quanto mais Mbps, mais rápido você pode baixar arquivos.

Quanto tempo demora para baixar diferentes arquivos de mídia?

Os tempos de download variam de acordo com o tamanho do arquivo e o seu Mbps. Você nem sempre experimentará o
mesmo Mbps porque existem muitos fatores que afetam a velocidade da Internet – é por isso que a maioria dos provedores de Internet anunciam
um “até” Mbps.

Aqui está uma olhada sobre os tipos comuns de arquivos de mídia e seus tamanhos médios, bem como quanto tempo demorará para baixar
baseados em várias velocidades de Internet. Estes tempos são aproximados, pois os tamanhos dos arquivos e as velocidades de download variam.

Arquivos comuns de mídia Tempo médio de download (s = segundos, m = minutos, h = horas)
Tipo de arquivo Tamanho estimado do arquivo .5 Mbps 3 Mbps 6 Mbps 10 Mbps 18 Mbps 25 Mbps 35 Mbps 50 Mbps
Página da web 1 MB 16 s 3 s 1 s < 1 s < 1 s < 1 s < 1 s < 1 s
E-book 3 MB 48 s 8 s 4 s 2.5 s 1.5 s 1 s < 1 s < 1 s
musica mp3 5 MB 80 s 13 s 7 s 4 s 2 s 1.5 s 1 s < 1 s
Vídeo de 5 minutos 20 MB 5 m 53 s 27 s 16 s 9 s 6.5 s 5 s 3 s
Programa de TV de 1 hora 1 GB 4.5 h 44 m 22 m 14 m 7.5 m 5 m 4.5 m 2.5 m
Filme SD 2 GB 9 h 88 m 44 m 27 m 15 m 11 m 9 m 5 m
Filme 1080p 12 GB 53 h 9 h 4.5 h 2.5 h 1.5 h 1 h 46 m 32 m

 

Como você pode ver, maiores Mbps resultam em tempos de download mais rápidos. Consequentemente, você vai querer considerar os Mbps ao escolher um provedor e plano de Internet. Se você baixar muitos arquivos grandes, como vídeos e filmes, ou muita música e imagens ao mesmo tempo, você terá uma experiência melhor com Mbps mais altos.

Que Mbps você pode obter com diferentes conexões da Internet?

O tipo de rede influencia drasticamente às velocidades que um provedor de internet pode oferecer. As redes de fibra óptica geralmente são mais rápidas do que o cabo, e o cabo geralmente é mais rápido do que o satélite e a DSL. Aqui está uma ideia dos Mbps que você pode esperar de cada tipo de conexão com a Internet.

Conexão de internet Método de Entrega Velocidade (Mbps)
Satélite Sinal de satélite .5-2
DSL Linhas telefônicas 3-9
Cabo Cabos de cobre 20-38
Fibra Pulsos de luz através de fios de vidro finos 45+

 

O tipo de conexão à Internet que você pode obter para sua casa depende da sua localização. O uso da fibra está se expandindo para cobrir mais áreas, mas essa tecnologia ainda está limitada a áreas específicas. As conexões de cabos estão mais disponíveis, e conexões de DSL ou de satélite estão disponíveis em quase todos os lugares.
Ao decidir sobre um provedor de Internet, considere sua atividade on-line e o que você planeja fazer o upload ou o download e escolha um plano que ofereça os Mbps que melhor atendam às suas necessidades. Agora que você conhece a diferença entre Mbps e MBps, você está melhor informado para encontrar o plano certo para você!

 

Fontes:

https://www.attinternetservice.com
http://filecatalyst.com/todays-media-file-sizes-whats-average/
https://www.fcc.gov/general/types-broadband-connections
http://broadband.about.com/od/speedissues/a/Broadband-Internet-Speeds-Explained.htm
http://www.wisegeek.com/what-is-the-difference-between-mbps-and-mbps.htm
http://opensignal.com/knowledgebase/the-difference-between-megabyte-and-megabit.php
http://www.webopedia.com/quick_ref/internet_connection_types.asp

Artigos Relacionados

Como transmitir imagem de DVR na página do seu sit... Tenho visto muitas pessoas perguntando, como colocar as imagens do DVR para aparecerem, ao vivo, na página inicial do site. Usando o protocolo RTSP, n...
Especialista descobre falhas no IE e no Firefox O especialista em segurança Michal Zalewski descobriu quatro novos defeitos nos populares navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. Segundo o s...
Recuperar Senha do DVR Pelo Telnet Em alguns casos, os clientes não acessam o sistema com frequência, só quando acontece alguma coisa e tem que buscar uma imagem importante, e é nessa...
Configurando acesso remoto em stand-alone (DVR) Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue a...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *